Condições Gerais
Informações Gerais
Viagens dentro da União Europeia
Documentação
Os passageiros portugueses têm de ser portadores de Bilhete de Identidade válido.
atenção: A Cédula Pessoal e o Boletim de Nascimento não são considerados documentos válidos.
Cartão Europeu de Seguro de Doença
Para beneficiar de assistência médica hospitalar em qualquer país da UE, os passageiros devem ser portadores do formulário E111 (Passaporte Azul). Para mais informações consulte: http://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeuseguro-doenca
Viagens fora da União Europeia
Documentação
Os passageiros devem ser portadores de passaporte válido, durante a estada. Alguns países exigem passaporte com o mínimo de validade de 6 meses, para além do final da viagem. Informe-se na ColourTravel sobre os requisitos necessários para o país de destino ou consulte a embaixada do país de destino.
Formalidades Sanitárias
Alguns países têm formalidades sanitárias obrigatórias. Informe-se junto das autoridades sanitárias ou consulte: http://www2.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/consulta+de+saude+do+viajante.htm ou em http://www.who.int/ith
Vistos
Alguns países exigem visto de entrada. Informe-se connosco ou junto da embaixada do país de destino. A ColourTravel declina qualquer responsabilidade pela recusa de concessão de vistos ou a não permissão de entrada ao cliente em país estrangeiro.
Agregador Hoteleiro
Condições Gerais do Agregador Hoteleiro
A ColourTravel através do seu AGREGADOR faculta ao usuário uma ampla variedade de hotéis aos melhores preços. Para isso está conectado online com as webs dos diferentes operadores ou cadeias hoteleiras.
A ColourTravel não é responsável pelos serviços e preços apresentados pelos diferentes operadores que aparecem no AGREGADOR.
A ColourTravel FACULTA a consulta e reserva aos ditos operadores unificando formatos e agregando informação.
Ao reservar, receberá um email de confirmação por parte da ColourTravel, com os detalhes e o VOUCHER de APRESENTAÇÃO que precisa para receber o serviço hoteleiro. Não é necessário nenhum documento físico adicional.
Ao não ser necessário nenhum documento físico adicional, A SUA RESERVA NÃO SOFRERÁ NENHUM INCREMENTO DE PREÇO: SEM CUSTOS DE ENVIO, SEM CUSTOS DE GESTÃO! SÓ O PREÇO DIRECTO DO OPERADOR e nada mais.
As reservas estão sempre garantidas, inclusive chegando depois das 20 horas (hotéis de Espanha e Andorra) ou 19 horas (hotéis restantes países).
Não Apresentação/NO SHOW
A não apresentação do cliente no Hotel sem aviso prévio será tratada com rigor, dado que se produz um custo por parte do estabelecimento ao não poder ocupar o/s quarto/s reservado/s.
Não se poderá reembolsar ao cliente valor algum por “no show”; os custos serão de 100% sobre o valor da reserva.
Anulações e Modificações
As anulações terão de ser realizadas enviando uma mensagem urgente desde a nossa secção “Contacto” em www.ColourTravel.com.pt e procederemos em conformidade e apenas serão tramitadas durante o horário de funcionamento da agência.
As anulações efectuadas com mais de 9 dias úteis antes da data de entrada no hotel, terão um custo de 5% do valor total da reserva como custos de gestão que não serão reembolsáveis.
As anulações efectuadas menos de 9 dias úteis antes e mais de 48 horas úteis antes da data de entrada no hotel, darão lugar a uma penalização de:
- 15% do valor total da reserva;
- 25% entre 48 e 24 horas úteis de antecedência;
- 100% durante as últimas 24 horas úteis antes da entrada no hotel.
No caso de aplicação de algum tipo de desconto por Venda Antecipada ou Early Booking, as anulações efectuadas mais de 29 dias úteis antes da entrada no hotel terão um custo de 5% do valor total da reserva, com custos de gestão não reembolsáveis.
As anulações efectuadas menos de 30 dias úteis e mais de 14 dias úteis antes da entrada no hotel, darão lugar a uma penalização de:
- 15% do valor total da reserva;
- 25% entre 14 e 6 dias úteis;
- 35% entre 5 dias úteis e 48 horas úteis;
- 100% durante as últimas 48 horas úteis antes da entrada no hotel.
Em qualquer caso, os custos de anulação ficam sempre sujeitos às condições particulares de cada fornecedor, estabelecimento, da data e do destino.
Caso seja aplicado algum tipo de promoção especial que possa contradizer as condições anteriormente mencionadas, seguir-se-ão as condições estabelecidas pela promoção.
Todas as anulações terão um custo de 5% sobre o valor total da reserva, como custos de gestão que não serão reembolsados.
Feiras e Eventos Especiais
Nestes casos, os hotéis podem estar sujeitos a suplementos ou sobretaxas, podendo variar consideravelmente o preço, inclusive superando as tarifas publicadas e também poderão estar sujeitos a custos de anulação específicos que se determinarão em cada caso.
Certos estabelecimentos não aceitarão nenhuma modificação nem cancelamento total ou parcial reservando-se o direito de não realizar devolução de custo algum.
As datas indicadas para as Feiras são susceptíveis de variações.
Sugerimos que confira cada evento em particular com o objectivo de reconfirmar datas exactas.
A ColourTravel não será responsável por alterações de datas que possam produzir-se sem prévio aviso.
Avisos Importantes
Em alguns países existe um imposto municipal denominado “taxa de estadia” que deverá ser pago diretamente no estabelecimento.
As categorias que reflectem os hotéis, foram proporcionadas pelos próprios estabelecimentos e sempre obedecendo aos regulamentos específicos que as regem em cada país. Portanto, pode não ser similar em prestações e qualidade um hotel de um país com respeito a outro diferente apesar de ter a mesma categoria.
Durante um curto espaço de tempo, alguns hotéis podem mudar o seu nome ou marca comercial, o qual não poderá interpretar-se como uma mudança de hotel ou modificação da reserva.
Condições Específicas – Reservas Avião e Hotel
Identificação das Partes
Uma das partes, ColourTravel Lda.
E, a outra parte, a pessoa física, USUÁRIO, que acede à página para informar-se e contratar os serviços apresentados através do website.
O USUÁRIO declara que é maior de idade e tem a capacidade legal para adquirir os serviços apresentados através do website.
Para a utilização deste site por parte do USUÁRIO, o mesmo aceita expressamente a adesão plena e sem reservas a todas e cada uma das Condições Gerais na versão publicada por ColourTravel no momento em que o USUÁRIO aceda a este portal,
especialmente as estabelecidas sobre a limitação de responsabilidade tanto de ColourTravel como de qualquer operador de serviços turísticos ou de viagens.
Portanto, o USUÁRIO deve ler atentamente as Condições Gerais em cada uma das ocasiões em que pretenda utilizar o WEBSITE, dado que as mesmas podem ter sofrido modificações desde a última vez que acedeu.
Limitação da Responsabilidade da ColourTravel
A responsabilidade económica máxima assumida por ColourTravel nunca poderá ser superior ao valor dos serviços apresentados (incluindo os custos de gestão e envio, caso sejam assumidos pelo usuário) acrescidos de mais vinte por cento.
Se a ColourTravel produzir algum erro ou negligência na realização das actividades antes mencionadas, a sua responsabilidade máxima estará limitada à quantia atrás mencionada.
Assim, em caso algum, a ColourTravel poderá ser responsável pelo lucro cessante derivado de uma negligência numa transacção.
A aceitação desta limitação de responsabilidade é um elemento essencial para que a ColourTravel realize a prestação dos serviços integrados de Avião + Hotel.
Forma de Pagamento de uma Reserva de Avião+Hotel
Cartão de crédito: O cliente receberá dois débitos no seu cartão: Um por parte da companhia aérea (o pagamento é realizado directamente no sistema da própria companhia). Outro por parte da ColourTravel, com a diferença até ao preço contratado, que cobre o resto de serviços.
O acto de solicitar uma reserva implica compromisso por parte do cliente ao autorizar o débito no cartão de crédito que faculta.
Caso o cartão de crédito seja rejeitado para a cobrança por qualquer motivo, inclusive um simples erro na introdução do seu número, a sua reserva poderá ser cancelada sem necessidade de aviso prévio.
Alterações de dados da Reserva
É imprescindível que não se engane na data, hora, nome dos passageiros, nem nos dados relativos à sua reserva dado que em muitos casos emitimos os bilhetes de forma automática e que qualquer alteração pode supor a perda da tarifa original.
Se de todas formas, o USUÁRIO cria uma reserva errónea, sugerimos:
- No que respeita aos serviços aéreos: contacte urgentemente com a própria companhia Low Cost. Terá no seu email o localizador e telefone da mesma.
- No que respeita aos serviços hoteleiros: escreva rapidamente um email através da secção “contacto do nosso site www.ColourTravel.com.pt ou telefone de forma que possamos realizar a correspondente gestão e reduzir ao máximo os custos de uma eventual cancelamento, caso seja possível.
Adicionalmente, às penalizações dos operadores de serviços, a ColourTravel aplicará uma penalização de 25 Euros por pessoa como custos de gestão.
Cancelamentos
Após emitidos os bilhetes aéreos e reservados os serviços hoteleiros correspondentes, os cancelamentos dependerão das tarifas aéreas e dos dias que antecedem a entrada no hotel.
Penalizações de serviços aéreos
Em função das tarifas e das companhias aéreas, a penalização de serviços aéreos varia.
Geralmente, as tarifas reduzidas NÃO ADMITEM CANCELAMENTOS e, portanto, a PENALIZAÇÃO é de 100% DA PARTE AÉREA.
ColourTravel tramitará o possível reembolso a favor do cliente com as seguintes condições:
- Se o cancelamento é realizado no mesmo dia em que a reserva é efectuada, esta pode ser anulada com reembolso total.
- Se o cancelamento é realizado a partir do dia seguinte, e sempre que a tarifa permita reembolso (total ou parcial), a ColourTravel realizará a gestão do reembolso.
Penalizações de serviços hoteleiros
Geralmente, não existe penalização da parte hoteleira se a cancelamento se realiza mais de 3 dias antes da data de entrada no hotel.
Porém, os custos de cancelamento estão sujeitos às condições particulares do destino, datas e estabelecimento.
Será considerada também cancelamento a redução do número de quartos, noites ou modificação do nome do cliente.
A não apresentação do cliente no hotel ou voo sem aviso prévio terá uma penalização de 100% do valor da reserva, sem direito a apresentar qualquer reclamação.
Adicionalmente, às penalizações dos operadores de serviços, a ColourTravel aplicará uma penalização de 25 Euros por pessoa como custos administrativos.
Seguro de Cancelamento
A ColourTravel através da sua companhia de seguros, apresenta a possibilidade de poder contratar um Seguro de cancelamento em caso de doença, despedimento ou outros imprevistos.
O Seguro de cancelamento permite-lhe recuperar o seu dinheiro com maior rapidez em relação às companhias aéreas.
Recomendamos contratar este seguro e consultar as condições associadas ao mesmo.
A contratação do seguro de cancelamento será efectiva no mesmo momento em que se receba a confirmação da reserva.
A partir de esse instante, não será realizado o reembolso do valor correspondente ao seguro contratado.
Modificações
Após modificados os bilhetes aéreos e reservados os serviços hoteleiros correspondentes, as modificações dependerão das tarifas aéreas e os dias que antecedam a entrada no hotel.
Penalizações de serviços aéreos
Em função das tarifas e das companhias aéreas, a penalização de serviços aéreos varia.
Geralmente, as tarifas reduzidas NÃO ADMITEM MODIFICAÇÕES E, PORTANTO, A PENALIZAÇÃO É DE 100% PARA A PARTE AÉREA.
Se a tarifa permite modificações, a ColourTravel realizará a nova emissão dos bilhetes imputando ao cliente o possível
incremento de tarifa que possa ser aplicado.
Penalizações de serviços hoteleiros
Geralmente, não existe penalização da parte hoteleira se a modificação se realiza mais de 3 dias antes da data de entrada no hotel. Porém, os custos de cancelamento estão sujeitos às condições particulares do destino, datas e estabelecimento.
É também considerada como modificação a redução do número de quartos, noites ou do nome do titular.
As modificações de data na viagem estão sujeitas à modificação tanto do serviço aéreo como do serviço hoteleiro. Estas modificações estão também sujeitas às condições anteriormente mencionadas.
Para além das penalizações dos operadores de serviços, a ColourTravel aplicará uma penalização de 25 Euros por pessoa, como custos administrativos.
Documentação para Viajar
É da responsabilidade de cada passageiro possuir a documentação em vigor necessária para poder viajar ao destino solicitado, não sendo esse incumprimento causa de reembolso.
O cliente declara que conhece e que cumprirá com os requisitos governamentais de documentação de saída, entrada e outros. Tal informação poderá ser consultada no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Caso tenha alguma dúvida, solicitamos que nos contacte, antes de realizar qualquer reserva.
Reconfirmar Voos
As companhias aéreas podem ver-se obrigadas a modificar os horários de partida pouco tempo antes do previsto e não ter tempo suficiente para comunicá-lo.
Por esse motivo, deve reconfirmar o seu voo 24 horas antes da partida.
No email de confirmação é apresentada a informação necessária para a confirmação da reserva.
Garantia de Lugar
As reservas de hotel estão sempre garantidas, inclusive chegando depois das 20 horas (hotéis de Espanha e Andorra) ou 19 horas (hotéis restantes países). As presentes condições estão submetidas à legislação Portuguesa.
Serão competentes para conhecer de qualquer litígio que possa derivar das condições, o Instituto Turismo de Portugal ou o Provedor do Cliente, renunciando expressamente ambas as partes a qualquer outro jurisdição que lhes possa corresponder.
Aviação
Limite de Responsabilidade
A Convenção de Montreal ou a Convenção de Varsóvia poderão ser aplicáveis à sua viagem. Estas Convenções governam e podem limitar a responsabilidade dos transportadores aéreos em caso de morte, ferimentos pessoais, perda ou dano de bagagem, e por atrasos.
Caso seja aplicável a Convenção de Montreal, os limites de responsabilidade são os seguintes:
- Não existem limites financeiros em caso de morte ou ferimentos pessoais;
- Em caso de destruição, perda, dano ou atraso da bagagem, o limite é, na maioria dos casos, de 1.000 ‘Special Drawing Rights’ (aproximadamente 1.200EUR; 1.470USD) por passageiro.
- Por danos causados por atraso na viagem, 4.150 ‘Special Drawing Rights’ (aproximadamente 5.000EUR; 6.000USD) por passageiro, na maioria dos casos.
O Regulamento EC nº 889/2002 estabelece que os transportadores aéreos da Comunidade Europeia devem aplicar os limites estabelecidos pela Convenção de Montreal, em relação ao transporte efectuado por estes, dos passageiros e da sua bagagem.
Muitos transportadores aéreos que não pertencem à Comunidade Europeia aplicam também a Convenção de Montreal no transporte de passageiros e da sua bagagem.
Nos casos em que é aplicável a Convenção de Varsóvia, poderão aplicar-se os seguintes limites de responsabilidade:
- 16.600 ‘Special Drawing Rights’ (aproximadamente 20.000EUR; 20.000USD) por morte ou ferimentos pessoais, nos casos em que seja aplicável o Protocolo de Haia à Convenção, ou 8.300 ‘Special Drawing Rights’ (aproximadamente 10.000EUR;
- 10.000 USD) caso seja unicamente aplicável a Convenção de Varsóvia. Muitos transportadores aéreos dispensaram voluntariamente estes limites na sua totalidade, e as regras dos Estados Unidos da América estabelecem que, em viagens para, de, ou com um local de paragem acordado que se situe nos E.U.A. o limite não poderá ser menor que 75.000USD.
- 17 ‘Special Drawing Rights’ (aproximadamente 20EUR; 20USD) por quilo por perda, dano ou atraso da bagagem registada, e 332 ‘Special Drawing Rights’ (aproximadamente 400EUR; 400USD) para bagagem não registada.
- O transportador poderá ser responsável por danos provocados por atraso.
Poderá obter mais informação junto do transportador em relação aos limites de responsabilidade aplicáveis à sua viagem. Se a viagem do passageiro envolve transporte efectuado por diferentes transportadores, deve contactar cada transportador para obter informação sobre os limites de responsabilidade aplicáveis.
O passageiro poderá beneficiar de um limite superior de responsabilidade por perda, dano ou atraso da bagagem, independentemente da Convenção aplicável à sua viagem, através de uma declaração especial feita no momento de check-in do valor da sua bagagem e pagando quaisquer encargos suplementares aplicáveis.
Em alternativa, se o valor da bagagem excede os limites de responsabilidade aplicáveis, deverá, preventivamente, ser feito um seguro da totalidade da bagagem antes da viagem.
Prazo para a Acção Legal
No caso da bagagem, a reclamação deverá ser apresentada à companhia aérea com quem contratou ou à companhia que opera o voo, antes de sair do aeroporto.
A não reclamação imediata poderá fazer presumir que recebeu a bagagem em boas condições.
Prazos
- Para os danos na bagagem, tem 7 dias a contar da data da sua entrega para efectuar a reclamação escrita;
- Para o atraso na chegada da bagagem, tem 21 dias a contar da data da sua entrega;
- Para a perda, não existe prazo limite fixado.
Qualquer acção judicial respeitante a indemnizações por danos deve ser interposta no prazo de dois anos a contar da data de chegada do avião ou a contar da data em que o avião deveria ter chegado.
Deverá fazer uma descrição detalhada da bagagem e juntar uma lista detalhada do seu conteúdo, especificando o valor de cada item.
Guarde uma cópia da reclamação que efectuar e fique com o comprovativo do seu envio ou entrega.
Para mais informações, consulte: http://ww2.inac.pt/index.php?option=com_content&task=category§ionid=7&id=21&Itemid=104
Reclamação de Bagagem
Em caso de dano à bagagem registada, esta deve ser comunicada por escrito ao transportador, no prazo de 7 dias a contar da data de entrega e, em caso de atraso, dentro de 21 dias a contar da data em que a bagagem foi colocada à disposição do passageiro.
Bagagem registada
Em geral, os passageiros têm direito a uma franquia de bagagem, cujo limite pode diferir consoante a companhia aérea, a classe e/ou o percurso. Podem existir taxas adicionais por bagagem registada que exceda a franquia permitida.
Por favor contacte-nos ou à companhia aérea para obter mais informações.
Bagagem de mão
Em geral, os passageiros têm direito a uma franquia de bagagem de mão, cujo montante pode diferir de companhia aérea para companhia aérea, e consoante a classe, o percurso e/ou o tipo de avião. Recomenda-se que a bagagem de mão seja reduzida ao mínimo necessário.
Por favor contacte-nos ou à companhia aérea para obter mais informações.
Recusa de embarque, CANCELAMENTO de VÔO
Regulamento Comunitário 261/2004 de 11 de Fevereiro.
OverBooking
Se o número de passageiros exceder a quantidade de lugares disponíveis, a companhia aérea deverá, em primeiro lugar, apelar a voluntários para que cedam os seus lugares a troco de benefícios acordados.
Estes benefícios deverão incluir uma de duas opções: reembolso do bilhete (com um voo gratuito de regresso ao ponto de partida, se pertinente) ou alternativas de transporte para o destino final.
Se o passageiro não se voluntariar, a companhia aérea poderá recusar o embarque a passageiros contra a sua vontade e deverá pagar-lhes uma indemnização de:
- 250€ para voos até 1.500km;
- 400€ para voos mais longos na União Europeia e para outros voos entre 1500 e 3500km;
- 600€ para voos de mais de 3.500km fora da UE.
Além da respectiva indemnização a companhia deve oferecer-lhe:
- A opção entre o reembolso do bilhete (com um voo gratuito de regresso ao ponto de partida, se pertinente) e alternativas de transporte para o destino final;
- Assistência adequada ao tempo de espera passando por refeições e bebidas, bem como alojamento em hotel (incluindo transferes), se necessário, e meios de comunicação (duas chamadas, faxes, mensagens de email, etc).
Cancelamento
Se o voo for cancelado, a transportadora tem de dar ao passageiro a possibilidade de escolher entre o reembolso do preço total do bilhete no prazo de sete dias (e voo gratuito para o ponto de partida quando tal se justifique) ou um transporte alternativo para o destino final na primeira oportunidade.
O passageiro tem ainda direito a assistência referida no número anterior.
O Passageiro terá ainda direito à indemnização acima descrita caso o voo tenha sido cancelado sem um pré-aviso e alternativa razoável.
Não terá direito a esta compensação se o cancelamento for comunicado ao passageiro
- Com duas semanas de antecedência;
- Entre duas semanas e sete dias, se lhe for dada a alternativa de partir até 2 horas antes e chegar ao destino final até 4 horas depois.
- Com menos de 7 dias, se lhe for dada a alternativa de partir até uma hora antes e chegar ao destino final até 2 horas depois.
Cabe à transportadora provar se e quando informou o passageiro do cancelamento.
Os passageiros não têm direito a compensação se a companhia aérea operadora puder provar que o cancelamento se ficou a dever a circunstâncias extraordinárias que não poderiam ser evitadas mesmo que tivessem sido tomadas todas as medidas razoáveis.
Atraso
Quando tiver motivos razoáveis para prever que, em relação à sua hora programada de partida, um voo se vai atrasar:
- Duas horas ou mais, no caso de quaisquer voos até 1.500km;
- Três horas ou mais, no caso de quaisquer voos intracomunitários com mais de 1.500km e no de quaisquer outros voos entre 1.500km e 3.500km;
- Quatro horas ou mais, no caso de quaisquer voos não abrangidos pelas alíneas a) ou b), a transportadora aérea operadora deve oferecer aos passageiros:
- i) Refeições e bebidas em proporção razoável com o tempo de espera e duas chamadas telefónicas, telexes, mensagens via fax, ou mensagens por correio electrónico.
- ii) Alojamento em hotel: caso se torne necessária a estadia por uma ou mais noites, ou caso se torne necessária uma estadia adicional à prevista pelo passageiro e Transporte entre o aeroporto e o local de alojamento (hotel ou outro).
- iii) Quando o atraso for de, pelo menos, quatro horas, o reembolso no prazo de sete dias, do preço total de compra do bilhete, para a parte ou partes da viagem não efectuadas, e para a parte ou partes da viagem já efectuadas se o voo já não se justificar em relação ao plano inicial de viagem, cumulativamente, nos casos em que se justifique; um voo de regresso para o primeiro ponto de partida.
Se um voo partir de um Estado-Membro da União Europeia, a reclamação deve ser
apresentada nesse país.
Se um voo partir de um país terceiro com destino a um Estado-Membro da União Europeia, se a transportadora aérea for comunitária, a reclamação deve ser apresentada no Estado-Membro de destino do voo em questão.
Os passageiros afectados por situações de recusa de embarque, cancelamento e atraso prolongado dos voos:
- Podem apresentar reclamação à transportadora aérea operadora em questão;
- Podem dirigir as suas reclamações ao organismo nacional competente que em Portugal é o INAC.
Para mais informações, consulte: http://ww2.inac.pt/index.php?option=com_content&task=category§ionid=7&id=21&Itemid=104
Reserva de Viagens, Alterações e Cancelamentos por parte do Cliente
Após a emissão da passagem aérea, o cliente fica sujeito às condições tanto da companhia aérea escolhida como da tarifa seleccionada, que podem condicionar as alterações de data ou cancelamento da viagem.
A alteração de destino e/ou nome dos passageiros está sujeita às regras da companhia aérea e dos regulamentos de transporte aplicáveis, nomeadamente à aplicação de penalizações.
A ColourTravel não assume qualquer erro ou alteração após a entrega e conferência dos bilhetes de avião ao cliente.
Preço da Viagem e Alterações ao Preço
No acto da reserva, o cliente é informado do valor da passagem incluindo as taxas de aeroporto, segurança e combustível assim como as despesas de emissão.
Entre o acto da reserva e a sua emissão, o valor do bilhete pode sofrer alterações, alheias à ColourTravel, pelo que o valor total da passagem previamente fornecido também será actualizado.
No acto da reserva, a ColourTravel informa-o da data limite para emissão da mesma, finda a qual a reserva é automaticamente cancelada.
O bilhete só é emitido após o pagamento total do mesmo.
Horários de Check-In
Os horários que constam no bilhete ou, se aplicável, no itinerário/recibo, são os horários de partida do avião.
Os horários de check in, comunicados pela companhia aérea e pela ColourTravel, correspondem ao limite máximo em que os passageiros podem ser aceites para viajar, de forma a cumprirem-se todas as formalidades.
Os voos não podem ser retidos devido a atrasos de passageiros, nem estes dão azo a qualquer responsabilidade por parte da transportadora ou da ColourTravel.
Seguro de Viagem
As passagens aéreas não incluem qualquer tipo de seguro de viagem.
Caso pretenda adquirir um seguro de viagem poderá fazê-lo na ColourTravel.
Voo – Reconfirmação de Reservas
Estado do Voo
Na ColourTravel recomendamos aos nossos utilizadores de voos que realizem duas operações prévias ao voo: reconfirmar o voo com a companhia aérea e verificar o estado do mesmo. De seguida, explicamos detalhadamente os passos a seguir para realizar as duas tarefas.
Estado do VOO
É imprescindível verificar o estado do voo com 24 horas de antecedência e imediatamente antes de se dirigir ao aeroporto. Para isso deve telefonar para a companhia aérea com uma antecedência não superior a 24 horas.
Companhias Aéreas - Contactos
Aqui disponibilizamos os números de telefone de cada companhia aérea.
Em alguns casos, as linhas aéreas podem anular reservas que não tenham sido reconfirmadas, por isso é imprescindível que o faça.
A
Aero Condor – 273 322 594
Air Berlin – 808 202 737
Air Europa – 21 358 76 80
Air France – 808 202 800
⇒ Aeroporto Lisboa – 218 482 177 / 78
⇒ Aeroporto Porto – 229 413 131
Air Lingus – 218 925 83
Air Malta – 00 800 662 221 11
⇒ Aeroporto Lisboa – 213 503 050
Air Mauritius – 218 925 830
Alitalia – 213 536 453
⇒ Aeroporto Lisboa – 218 474 023
America West Airlines – 808 200 958
Austrian Airlines – 213 164 137
B
BMI Baby – 0044 870 126 6726
Braathens – 218 445 278
British Airways – 808 200 125
C
Central Wings – 0048 224 205 775
China Airlines – 21 350 30 60
Clickair – 00 800 254 252 47
Continental – 213 300 541
E
Easy Jet – 808 204 204
F
Finnair – 213 522 689
First Choice – 0871 200 7799
Fly Be – 0044 1392 268 529
Fly Globespan – 0034 902 400 069
Fly Niki – 0043 1 70126-0
G
German Wings – 708 782 525
H
Hapag Lloyd – Tui Fly – 707 200 654
Helvetic – 214 159 160
I
Iberia – 707 200 000
⇒ Aeroporto Lisboa – 213 110 650
⇒ Aeroporto Porto – 229 490 723
J
Jet2 – 0044 207 150 0374
K
KLM – 707 222 330
Korean Air – 800 853 014
L
Lanchile – 217 932 946
LTU – 707 507 507
Lufthansa – 707 782 782
⇒ Aeroporto Lisboa – 218 480 528
⇒ Aeroporto Porto – 29 437 900
Luxair 00 800 245 642 44
M
Meridiana – 0845 3555 588
Monarch Airlines – 800 860 270
Q
Qatar Airways – 218 925 830
R
Royal Air Maroc – 213 500 023
Ryanair – 00353 124 977 91
S
Sata – 707 227 282
Sky Europe – 0034 807 001 204
SN Brussels – 808 208 082
Spanair – 0034 971 745 020
Sterling – 0034 917 496 643
Swiss Int. Airlines – 218 445 278
T
TAP – 707 205 700
Thai Airways Int. – 218 925 830
Tunis Air – 218 460 045
Turkish Airlines – 210 078 800
V
Varig – 214 245 165
Vueling – 800 834 201
X
XL.COM – 0870 320 77 77
Voo – Bilhete Electrónico
Em que consiste?
O bilhete electrónico não necessita de ser emitido, basta apresentar o código de reserva no balcão da companhia e identificar-se para obter o cartão de embarque no dia da viagem.
Que Vantagens têm os Bilhetes Electrónicos de Voos?
- Evita o esquecimento, roubo ou perda do bilhete físico.
- Permite gerir os seus voos com menor antecedência.
- Evita custos, tanto de envio como de impressão do bilhete.
- Comodidade ao realizar a compra, já que evita deslocar-se à sua agência de viagens.
- Dispõe do bilhete no momento da compra, sem ter que esperar pelo seu envio.
- Em geral são mais baratos que os bilhetes que exigem emissão física.
Que Companhias o disponibilizam?
Quase todas em quase todas as rotas de voos… e a tendência é que em breve todos os bilhetes serão electrónicos.
O bilhete físico tende a desaparecer.
Como se obtém?
Se a companhia com que realiza o seu voo permitir bilhete electrónico, este ser-lhe-á entregue durante o processo de reserva do voo.
Forneça todos os dados necessários à sua identificação como passageiro (BI ou Passaporte) do voo. Tão fácil quanto isto!
No dia do voo, apresente-se no balcão da companhia aérea com a sua identificação (BI ou Passaporte) para recolher o cartão de embarque e… feliz voo!
Cruzeiros
O que é que o preço inclui?
Todos os preços referidos são por pessoa e em Euros, com base em duas pessoas partilhando um camarote específico.
Os preços dos cruzeiros incluem o seguinte, onde aplicável: acomodação no regime específico de cada programa e companhia, entretenimento a bordo do navio (Um pagamento adicional poderá ser exigido para acesso a certas actividades de entretenimento / lazer).
As taxas aeroportuárias podem estar ou não mencionadas no preço apresentado, sendo que no preço final estarão contempladas.
O que é o preço não inclui?
A não ser que previamente acordado, o preço não inclui:
- passagens aéreas;
- taxas de aeroporto;
- transporte de e para o navio;
- excursões em terra
- despesas pessoais (por exemplo, bebidas a bordo, despesas de lavandaria, tratamentos, de beleza, chamadas telefónicas, etc.);
- refeições em restaurantes a bordo que não estejam incluídos no regime indicado;
- seguro de viagem;
- gratificações a bordo (dependendo da companhia de cruzeiros, as gratificações pode ser liquidadas juntamente com a sua reserva ou no final do seu cruzeiro, mediante um montante pré-estipulado);
- algumas companhias de cruzeiros podem incluir aquando da reserva ou posteriormente, um suplemento de combustível (mediante os limites legais);
- tudo o que não esteja mencionado como incluído no preço.
Os preços poderão sofrer alterações?
Após a confirmação da sua reserva, as companhias podem aplicar algum suplemento resultante de aumento de custos de qualquer transporte incluído no preço e/ou taxas ou fees pagos por um serviço (por exemplo taxas portuárias ou outras), dentro dos limites legais.
Aconselhamos sempre que a confirmar o preço do seu cruzeiro de férias no momento da reserva.
Como proceder se pretender cancelar o seu cruzeiro?
Se pretende cancelar o seu cruzeiro, deverá informar imediatamente, por escrito, à sua agência de viagens ColourTravel, para que a mesma possa contactar a respectiva companhia de cruzeiros.
As despesas de cancelamento serão aplicadas conforme condições gerais das companhias ou conforme algumas condições específicas, caso se trate de uma reserva abrangida por uma promoção especial com condições particulares.
Como proceder se pretender fazer alterações na sua reserva depois de estar confirmada?
Se pretender fazer alguma alteração à sua reserva de cruzeiro, terá de contactar de imediato a ColourTravel, para que a mesma possa averiguar junto da companhia de cruzeiros a que pertence a reserva, se a alteração é possível, mediante disponibilidade e se requer algum custo adicional.
Algumas companhias de cruzeiros podem requerer provas documentais, consoante as alterações, como prova da razão pela qual solicita a alteração da reserva (exemplo, um atestado médico).
Que documentos são necessários e que informação deverá providenciar?
Como maior parte dos itinerários dos cruzeiros visitam países em que é necessário passaporte, note que se é um cidadão português, é necessário um passaporte com validade de pelo menos 6 meses (incluído crianças e bebés).
Deve consultar as embaixadas dos países a visitar sobre a necessidade de obter vistos para os países a visitar durante o seu cruzeiro.
Se não é um cidadão português ou não tiver um passaporte português, deverá verificar os requisitos necessários aplicáveis ao seu passaporte e visto com as embaixadas dos países que irá visitar durante o seu cruzeiro.
Verifique também se todos os seus documentos estão válidos, pois toda a documentação necessária para visitar os países incluídos nos cruzeiros é da total responsabilidade do passageiro.
Os documentos de viagem apropriados, tais como passaporte, vistos, vacinas e documentos legais de família são solicitados para embarcar ou reentrar nos Estados Unidos América e outros países.
Deverá fornecer os seus dados pessoais relevantes na altura em que efectua a reserva do seu cruzeiro.
A informação requerida incluirá para além de informação pessoal, passaporte, contacto de emergência, a companhia poderá pedir outros detalhes.
Se não conseguir fornecer todos os dados requeridos de forma completa e correcta, a sua entrada a bordo do navio de cruzeiro pode ser recusada.
A agência de viagens ColourTravel e as companhias de cruzeiros não serão responsáveis por esta situação e não haverá lugar a quaisquer compensações ou reembolsos, sendo o passageiro responsável da sua viagem de ida e volta.
Se a falta de informação relativa a esta viagem resultar em multas, suplementos ou quaisquer outras penalidades impostas às companhias de cruzeiros e/ou agência de viagens ColourTravel, o passageiro será responsável por indemnizar as mesmas.
Existem países que requerem procedimentos especiais para aceitação da entrada de estrangeiros no país, como por exemplo os Estados Unidos da América.
Para mais informações, sobre viagens para os EUA, favor consultar as “Informações Gerais”.
Existem requisitos formais sanitários necessários, para embarcar num cruzeiro?
Favor contactar o seu médico e solicitar a informação mais recente sobre os requisitos de saúde dos destinos que pretende visitar.
No que diz respeito a passageiras grávidas, as regras de aceitação variam mediante a companhia de cruzeiros.
Favor consulte as condições gerais da sua companhia ou junto da ColourTravel e o seu médico por forma a pedir uma autorização para viajar.
Quais os procedimentos para passageiros com necessidades especiais, como por exemplo, deficientes motores?
Deve certificar-se de que está apto fisicamente e que reúne as condições médicas para viajar.
Quando realiza a sua reserva, deverá informar a ColourTravel, por escrito de qualquer condição médica ou física que poderá, ou possa requerer atenção ou tratamento médico durante o seu cruzeiro, ou que poderá, ou possa afectar o seu cruzeiro de alguma forma (incluindo o uso de algum serviço ou instalações).
Queira por favor, providenciar o máximo de informação possível.
Alguns navios têm camarotes especiais para passageiros com deficiências físicas, mas para mais informações contacte-nos.
Passageiros que utilizem cadeira de rodas, devem consultar-nos primeiramente, verificamos com a companhia de cruzeiros, quais os prodecimentos a tomar e inclusive se o navio tem disponibilidade para receber passageiros com cadeiras de rodas.
Certas condições (por exemplo, o uso de barcos/botes) podem impossibilitar passageiros em cadeiras de rodas de desembarcarem em certos portos.
Passageiros afectados por deficiência ou condição médica, devem ser autosuficientes ou devem viajar acompanhados por alguém que possa providenciar toda a assistência necessária.
Lamentamos, mas as companhias de cruzeiros podem recusar a autorização a alguém para viajar se considerar que o passageiro é física ou mentalmente incapaz para viajar ou necessitar de cuidados especiais que não poderão ser prestados por um acompanhante ou pelas companhias.
A impossibilidade de responder a um qualquer não será uma quebra de contrato e se um pedido especial apenas puder ser satisfeito com a adição de um custo suplementar, esse custo ser-lhe-á imputado.
Qual é o peso de bagagem permitida e quais os procedimentos aquando do check-in num cruzeiro?
O máximo de bagagem permitida nos cruzeiros depende de companhia para companhia.
No entanto, as companhias aéreas (a maior parte dos cruzeiros têm embarque no estrangeiro) impõem as suas regras na bagagem permitida, com o qual deve cumprir, que normalmente, é inferior ao permitido para o cruzeiro.
Notar que poderá ser cobrado um custo adicional por excesso de peso, no embarque do seu cruzeiro.
Normalmente, a sua bagagem será entregue no seu camarote, algumas horas após o embarque no cruzeiro.
Recomendamos que identifique bem a sua bagagem e leve consigo todos os objectos que possa necessitar e outros de valor, como medicamentos, jóias, máquinas fotográficas, etc…
Existe alguma restrição de idade?
Menores de idade, não poderão viajar em cruzeiros, ou ocupar um camarote, a não ser acompanhados(as) por um parente, legal guardião, ou outra pessoa adulta.
Nenhum passageiro menor de idade terá reservado um só camarote a não ser que seja acompanhado(a) por um adulto ou mais velho, excepto para menores viajando com os seus pais ou legal guardião em camarotes adjacentes.
Algumas companhias consideram menores de idade menores de 18 anos mas outras consideram com menos de 21 anos de idade.
Notar que a idade mínima para bebés também varia de companhia para companhia e de destino do seu cruzeiro.
Posso pedir dietas, tipos de refeições diferentes ou outros pedidos especiais?
Para que as companhias de cruzeiros possam providenciar serviços especiais tais como dietas específicas, requisitos médicos, assistência no porto de embarque, o uso de cadeira de rodas, entre outros, favor informar, com antecedência, a sua agência de viagens ColourTravel, de forma a que possamos remeter o seu pedido à companhia.
Ficará sujeito a disponibilidade, pois alguns navios podem não ter possibilidade de ter a sua dieta / refeição especial ou de providenciar o serviço que pretende.
A impossibilidade de responder a um qualquer pedido especial por qualquer razão, não será uma quebra de contrato e se um pedido especial apenas puder ser satisfeito com a adição de um custo suplementar, esse custo ser-lhe-á imputado.
Consumo de álcool a bordo
Notar que em cada companhia de cruzeiros tem a sua política de consumo de álcool a bordo, sendo que não são servidas bebidas alcoólicas a menores (há companhias que consideram menores de idade, pessoas com menos de 21 anos).
Recomendamos que consulte as regras da sua companhia de cruzeiros.
Os passageiros não são autorizados a trazer bebidas alcoólicas para bordo para consumo ou qualquer outro uso.
Em algumas companhias de cruzeiros as bebidas alcoólicas que sejam compradas em portos de escala ou nas lojas a bordo, serão guardadas pelo navio e entregues no camarote no último dia do cruzeiro.
Atrasos nas partidas ou mudanças de itinerário
A informação dos itinerários, horários de chegada e saída, datas de operação, nome do barco, etc. está sujeita a eventuais modificações e qualquer alteração ou mudança será comunicada ao passageiro, não podendo ser considerada como publicidade enganosa.
De acordo com as normas marítimas internacionais, quando circunstâncias ou causas de força maior o exijam ou aconselhem, as empresas de navegação podem alterar a ordem das escalas do cruzeiro, cancelar alguma, omitir qualquer porto, visitar outro porto adicional, desviar a rota do itinerário divulgado ou substituir por outro navio ou porto.
Alterações ao mais recente itinerário confirmado do seu cruzeiro, poderão ser necessárias depois da sua partida, por variadas razões, tais como, previsão do tempo ou condições de mar, emergência com passageiros, providenciar assistência a outro navio ou o navio não estar em condições de operar na sua velocidade normal, devido a problemas mecânicos ou técnicos imprevisíveis.
Excursões em cidades a visitar durante o seu cruzeiro
As escalas e excursões são um complemento ao seu cruzeiro.
Poderá visitar as várias cidades por sua conta ou através das diversas excursões e que devem ser reservadas e pagas a bordo.
Ao chegar ao porto, as autoridades efectuarão os procedimentos legais e tomarão as medidas necessárias para o desembarque dos passageiros.
Note que existe um tempo limite para embarcar antes da hora de saída do porto.
Caso não cumpra com este horário, poderá ficar em terra não sendo a companhia de cruzeiros e agência ColourTravel responsável por este acto.
Moeda a bordo
A moeda a bordo varia mediante a companhia e o destino do seu cruzeiro, podendo ser em Euros ou em Dólares.
Em algumas companhias não circula dinheiro a bordo, sendo atribuído a cada passageiro um “cartão de crédito de viagem”.
Com este cartão assinará todas as suas despesas e as mesmas ser-lhe-ão cobradas no final do cruzeiro.
Poderá ser-lhe pedido um cartão de crédito reconhecido aquando do check-in do seu cruzeiro.
Favor consulte as regras da sua companhia de cruzeiros.
Vestuário a bordo
Aconselhamos o uso de roupa informal durante a sua estadia no navio e excursões.
Para Festas e noites de Gala / formais é necessário vestuário formal, como fatos escuros com gravata para os senhores e vestidos ou fatos para as senhoras.
Para noites informais, notar que nos restaurantes em muitos cruzeiros não são permitidos o uso de calçado como chinelos ou vestuário prático como calções.
É aconselhável também ter um agasalho para algumas noites frescas ou para mudanças de temperatura entre o interior do navio para o exterior.